Avaliação de Imóvel: O que é e como funciona?

Atualizado: Out 26


Nesse post abordaremos algumas questões sobre a Avaliação de Imóvel e para que serve, apresentando brevemente os conceitos desse serviço.

Avaliação de Imóvel: O que é e como funciona? Avaliação de imóvel e valor de mercado.

A Avaliação de Imóvel é um serviço que possui o objetivo de definir o Valor de Mercado do imóvel.

O processo e a realização da Avaliação de Imóvel busca a quantia mais provável pelo qual um bem seria negociado em uma data de referência, entre: vendedor, comprador prudentes e interessados no negócio; obtendo conhecimento de mercado, mas sem compulsão, dentro das condições mercadológicas.




FINALIDADES DE TER O VALOR DO IMÓVEL


Com a contratação deste serviço você poderá ter em mãos o valor de mercado preciso de seu imóvel para fins diversos, como:


· Processo de compra e venda;

· Financiamento bancário;

· Crédito imobiliário;

· Garantia;

· Avaliação patrimonial;

· Hipoteca;




NORMAS E TIPOS DE IMÓVEIS


Os laudos de Avaliações de Imóveis são realizados com base nas normas estabelecidas pela NBR 14.653 - Avaliação de Bens, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e IBAPE/SP.


As avaliações de imóveis abrangem as mais diversas tipologias, podendo ser realizadas em diversos tipos de imóveis, como:


· Apartamentos e casa residenciais;

· Salas comerciais;

· Casas comerciais ( Lojas );

· Galpões logísticos;

· Empreendimentos Horizontais e Verticais;

· Hospitais;

· Shoppings;

· Hotéis;

· Centro de convenções;

· Escolas e centros universitários;



ANÁLISE E REALIZAÇÃO DO LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL


Toda a realização do laudo é feita pelos profissionais da engenharia e (ou) arquitetura, capacitados para esse tipo de elaboração de documento.


A primeira etapa antes de elaborar o laudo, é captar as informações preliminares, ou seja, receber os documentos do bem a ser avaliado.

A segunda etapa é a vistoria do imóvel por parte do engenheiro ou arquiteto no local.

Após isso, vem o terceiro passo, em que é necessário realizar uma pesquisa mercadológica, levantando os dados do mercado imobiliário na região do imóvel avaliado.


Após a realização de todas essas etapas, é feita a elaboração do laudo de avaliação.

A empresa que realizar o laudo de avaliação de imóvel, precisa ser muito bem capacitada e responsável, pois é um documento de extrema importância, com o objetivo atingir o melhor valor de mercado do imóvel analisado.

Por conta disso, optar por uma empresa confiável, responsável e experiente, como a Dexter Engenharia, é a melhor opção a se fazer.



Gostou de conhecer mais sobre a Avaliação de Imóvel? Deixe um comentário com o seu feedback sobre post! E conheça sobre nós clicando aqui:

Até mais!


Pedro M. Molari

Dexter Engenharia

26 visualizações0 comentário