A Origem da Engenharia Civil


A engenharia civil sempre foi muito presente para evolução e avanço na sociedade. Atualmente, o planejamento, projeção e execução de obras civis estão em constante evolução e avanço tecnológico no mercado.


Mas, antes de toda essa evolução, houve um ponto de origem. A seguir, você conhecerá sobre o surgimento da engenharia civil e outras curiosidades.




NA ANTIGUIDADE


Incríveis obras e construções da engenharia surgiram por volta de cinco mil anos atrás, tendo sua origem na Mesopotâmia.

No Egito Antigo, as pirâmides de Gizé são as obras mais avançadas registradas para sua época, construídas a mais de quatro mil anos atrás.



Historiadores acreditam que o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um egípcio e funcionário do faraó, que projetou e arquitetou a construção da pirâmide Djoser, por volta de 2630-2611 a.C.



ORIGEM E O PAI DA ENGENHARIA CIVIL


Grandes nomes da história ajudaram a construir a engenharia civil como nós conhecemos hoje. Porém, foi o inglês John Smeaton, nascido em 8 de julho de 1724, que se auto declarou como o primeiro engenheiro civil da história, sendo atualmente, reconhecido como o "pai" da engenharia civil.


As contribuições de Smeaton foram inúmeras para o avanço da engenharia, como:


- Foi o responsável por descobrir e desenvolver o cimento moderno, identificando os requisitos de composição necessários para obter "hidraulicidade".


- Fundou na Inglaterra a Sociedade de Engenheiros Civis. Primeira sociedade de engenharia a se formar na história.


-Foi um grande especialista em construções de portos e projetos de drenagens. Seu principal projeto de engenharia foi o Farol deEddystone Lighthouse.






O ramo de engenharia civil só cresce, e a contribuição de muitos profissionais e especialistas do passado, como John Smeaton, foram extremamente necessárias para chegar nos empreendimentos e obras dos dias de hoje.



Curtiu a curiosidade do dia sobre a área de Engenharia Civil? Deixe um comentário com o seu feedback sobre post! E conheça sobre nós clicando aqui:



Até mais!

Pedro M. Molari

Dexter Engenharia

28 visualizações0 comentário